quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Ano letivo em creche atrasa por falta de verba da merenda em Guajará, RO

Creche Municipal Professora Zuleide Assunção em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Feitas/G1)Creche Municipal Professora Zuleide Assunção iniciará o ano letivo em março (Foto: Júnior Feitas/G1)

O ano letivo na Creche Municipal Professora Zuleide Assunção, que estava previsto para ter início no último dia 15, só irá começar no dia 6 de março, devido a falta de recursos para a compra da merenda escolar, problemas logísticos e também por conta do período de festas de carnaval em Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semad), a instituição tem capacidade para atender 240 crianças de 2 a 5 anos, mas no momento só 120 vagas foram disponibilizadas porque ainda faltam professores e materiais para a demanda.

Em entrevista ao G1 na manhã desta quarta-feira (22), a atual secretária municipal de educação, Tereza Crespo, explicou que o município só começará a receber a verba do Governo Federal para a compra de alimentos a partir do dia 1 de março, e por isso, a data de início das aulas teve que ser prolongada.

Creche Municipal Professora Zuleide Assunção em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Feitas/G1)Verba do governo para comprar alimentos só
chegará a partir de março, diz secretária
(Foto: Júnior Feitas/G1)

"Modificamos a data de início do ano letivo para 6 de março. A creche foi inaugurada mas falta toda uma logística, principalmente em relação à merenda, porque só entrou no censo do governo no ano passado e só vai começar a receber a verba no dia 1º do próximo mês. Outra situação é sobre os laudos do Corpo de Bombeiros, que estamos agilizando para estar tudo certo", afirma.

Ainda segundo a Semad, dos 19 funcionários que estão lotados na creche, 11 são professores e os demais de outros setores. Uma reunião com os pais das crianças matriculadas é realizada na tarde desta quarta, para que seja repassada a nova carga horária do período integral do ano letivo, que foi diminuída de 10 para 7 horas diretas, que é o tempo mínimo permitido em lei.

As crianças de 2 e 3 anos ficarão em tempo integral, das 7h30 às 14h30; já os alunos do Pré 1 (4 anos) e Pré 2 (5 anos) só irão permanecer em tempo parcial, das 7h30 às 11h30. Serão oferecidas três refeições por dia, sendo café da manhã, almoço e merenda à tarde.

Conclusão da obra e inauguração
A creche, situada no Bairro Nossa Senhora de Fátima, custou aproximadamente R$ 2 milhões e foi inaugurada no último dia 14, depois de sete anos em construção e de diversas paralisações provocadas por causa de investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria Geral da União (CGU) de supostas fraudes em licitações e desvios de verbas destinadas à conclusão do prédio.

Em 2013, durante as investigações, dezenas de pessoas foram presas, entre elas o ex-prefeito Atalíbio Pergorini, o ex-chefe de gabinete Dércio Marques e o ex-vereador Célio Targino de Melo. Diversos documentos foram apreendidos na prefeitura. Foram cumpridos 19 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em Guajará-Mirim e Porto Velho.

De acordo com a prefeitura, foram gastos mais R$ 35 mil para que o acabamento e alguns reparos fossem feitos no prédio. O local já está pronto para receber os alunos, a partir da primeira semana de março.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário