Um vídeo gravado pela dona de um restaurante da orla de Macapá mostra que mais da metade do quilo de camarão rosa pelo qual ela pagou correspondia a gelo. A pesagem do alimento congelado somava 1,035 quilo e, após um rápido descongelamento, restaram 540 gramas do produto.
A imagem feita pela empresária vai compor, segundo ela, uma denúncia da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AP), com situações semelhantes em casos de alimentos congelados. A denúncia deve ser formalizada nesta terça-feira (14) ao Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do Amapá.
O vídeo foi gravado no dia 30 de janeiro por Elaine Vieira, de 48 anos. Segundo ela, na situação mostrada no vídeo, o restaurante perdeu mais de 60% da compra. Eles pesam o camarão na chegada, fazem o tratamento com descongelamento e retirada da casca e depois pesam novamente. O serviço, de acordo com Elaine, identifica a perda para gerar o preço do prato final.
empresária (Foto: Elaine Vieira/Arquivo Pessoal)
“A gente percebeu que não rendia o quanto a gente pensava que rendia. Então resolvemos filmar para as pessoas terem a consciência do que a gente passa. Quando chegou o produto, tinha um quilo, o menino descongelou rapidamente, e pesamos de novo e ele quebrou 60% só com gelo. Com a casca a gente perdeu mais 50 gramas. Isso é um absurdo, porque mais da metade do produto a gente perdeu em água e casca. O normal seria até 30% de água”, comentou Elaine.
O produto veio lacrado da fábrica e o quilo foi comprado ao preço de R$ 55, segundo Elaine, que atua há 20 anos no mercado de restaurantes. A empresária falou que percebe esse desperdício há mais de um ano. De acordo com ela, a situação se repete com outras marcas que também comercializam alimentos congelados.
“Eu me sinto lesada. Acabo acumulando o prejuízo, porque não posso repassar esse valor para o meu cliente. Senão, o cliente vai acabar não indo mais às nossas casas, de tão caro. Todo mundo sofre com isso. Os colegas que não pesavam para ver a perda, começaram a fazer isso”, disse Elaine.
A Abrasel-AP informou na segunda-feira (13) que vai formalizar a denúncia no Procon nesta terça-feira, mostrando o produto adquirido por Elaine e outros, com exemplos com frangos, perus, chesters e até mesmo peixes congelados, onde mais da metade do produto adquirido é composto por gelo ou outras substâncias que apenas contribuem para o peso.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário