segunda-feira, 20 de março de 2017

Casa da Cultura implanta biblioteca de artes visuais em Porto Velho

Casa de Cultura, mesmo em reforma, continua com calendário de exposições e implantou biblioteca de artes visuais (Foto: Toni Francis/G1)Casa de Cultura, mesmo em reforma, continua com calendário de exposições e implantou biblioteca de artes visuais (Foto: Toni Francis/G1)

A direção da Casa de Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho quer ampliar o público alcançado e por isso implantou a Biblioteca de Rondônia de Artes Visuais (Bravo), que segundo a Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), possui cerca de 500 livros no acervo.

A biblioteca ainda não está informatizada nem com as obras organizadas por estantes ou temas, o que requer paciência e boa vontade por parte do visitante, que por enquanto, vai encontrar um ambiente de reforma na parte elétrica, parte hidráulica e pintura.

"Temos que considerar que a biblioteca está em fase de estruturação, ainda não tem computador, mas já atende bem os pesquisadores e curiosos que se interessam pelas artes visuais", explica a diretora da Casa de Cultura Margot Paiva.

O acervo da biblioteca possui livros voltados para a arquitetura, artes visuais, artes cênicas, teatro, música, cinema, literatura, fotografia, arte pop e outras linguagens artísticas. Os livros são, em sua maioria, produções brasileiras. De acordo com os responsáveis pela implantação da biblioteca, o acervo traz diversas referências artísticas, uma delas é um catálogo de todas as obras de Cândido Portinari, contendo detalhes e técnicas desenvolvidas pelo artista plástico.

Pintura do prédio deve ser revitalizada e parte hidráulica e elétrica estão sendo renovadas, segundo Secom (Foto: Toni Francis/G1)Pintura do prédio deve ser revitalizada e parte
hidráulica e elétrica estão sendo renovadas,
segundo Secom (Foto: Toni Francis/G1)

Reformas
Sobre as reformas, pelo menos da parte elétrica e hidráulica, a Secom afirmou que a previsão de conclusão é de três meses.

 Apesar dos trabalhos na estrutura do prédio, a programação de exposições continua inalterada. Segundo Margot, na terça-feira (21) deve ser lançada a mostra de arte da pintora humaitaense Elvia Rocha, de 17 anos. "Estamos encerrando uma exposição e já há outra programada", salienta.

Há pelo menos um ano a instituição serve de depósito para centenas de livros que pertence ao acervo da antiga biblioteca estadual José Pontes Pinto. "Os livros de arte que estão guardados em caixas no corredor da administração ficarão na biblioteca da Ivan Marrocos. Os livros de outras áreas do conhecimento vão retornar para a Biblioteca José Pontes Pintos quando for reformada", informou a Secom.

Livros do acervo da biblioteca José Pontes Pinto estão guardados há meses na Casa de Cultura (Foto: Toni Francis/G1)Livros do acervo da biblioteca José Pontes Pinto estão guardados há meses na Casa de Cultura (Foto: Toni Francis/G1)
saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário