quinta-feira, 9 de março de 2017

Igreja católica de Santana de Patos é interditada mais uma vez

A única igreja católica de Santana de Patos, distrito de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, voltou a ser interditada pelo Corpo de Bombeiros, nesta quarta-feira (8), por problemas na estrutura. Em 2013 o prédio, que foi construído no século 19, foi interditado devido a problemas no telhado. Após reformas realizadas, o imóvel foi reaberto em outubro de 2016.

A vistoria, que culminou na interdição da igreja, foi feita a pedido do Ministério Público (MP) após laudo de um arquiteto relatando as condições inseguras do local. O coordenador de defesa civil do município, tenente João Fernandes, do Corpo de Bombeiros, disse à equipe do MGTV que tanto a parte da estrutura de madeira quanto de alvenaria estão bastante comprometidas. “Há pedaços do forro que estão caindo aos pedaços e se soltando, o que poderá oferecer risco iminente às pessoas que frequentam o local”, contou.

Ainda conforme Fernandes, o laudo aponta que os pilares, que foram feitos de madeira seca, apresentam apodrecimento, caruncho e fiação elétrica exposta, que poderão provocar um incêndio a partir de um curto-circuito. “Esta interdição é por prazo indeterminado. Assim que os responsáveis pelo estabelecimento efetuarem as reformas, o Corpo de Bombeiros fará nova vistoria, e se constatada a regularidade, o prédio será liberado”, disse.

O diretor de memória e patrimônio do município, Geenes Alves da Silva, informou que a Prefeitura está finalizando a elaboração de um projeto de readequação do prédio, já aprovado no Fundo Estadual de Cultura (FEC). “Assim que esta proposta for aprovada, será iniciada a primeira etapa de restauração do prédio. Por ser um imóvel tombado pelo patrimônio histórico cultural, o dinheiro para a reforma virá das leis de incentivo à cultura e ao patrimônio cultural e do fundo municipal de patrimônio cultural”, contou.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário