terça-feira, 21 de março de 2017

No AP, meteorologia alerta para novo aumento no nível do rio Calçoene

Enchente na cidade de Calçoene, no Amapá (Foto: Rafael Aleixo)Enchente na cidade de Calçoene, no Amapá, atingiu mais de 300 famílias (Foto: Rafael Aleixo)

A meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa) prevê um novo aumento no nível do Rio Calçoene, na cidade homônima a 374 quilômetros de Macapá, a partir do dia 27 de março, com as chuvas intensas previstas para cair na região. A cidade têm trechos inundados por causa da elevação do nível, ocorrida em 9 de março.

Segundo a Defesa Civil do Amapá, o nível do rio subiu com as recorrentes chuvas que caíram na cidade. As águas atingiram mais de 200 famílias, principalmente as que moram na orla. Dessas, 8 estão desalojadas e foram para casas de parentes. Não há famílias desabrigadas.

Enchente na cidade de Calçoene, no Amapá (Foto: Rafael Aleixo)Nível aumentou com chuvas e atingiu diversos pontos
da cidade no Norte do Amapá (Foto: Rafael Aleixo)

Ainda de acordo com a meteorologia, a probabilidade de cheia no rio ocorre devido a intensidade das chuvas, coincidindo com a lua nova e o aumento da maré. A ameaça de alta do nível e chuvas intensas segue até o fim de março, segundo o órgão.

Na visão dos moradores, os alagamentos diminuíram na cidade, mas ainda há água em algumas vias. O motorista Roberto Silva, de 30 anos, que mora na região atingida, diz que com a previsão os moradores temem que mais casas sejam atingidas com a possibilidade de alagamentos.

"Até o momento a situação tranquilizou, mas sabemos que este é um período de muitas chuvas na cidade e com esse alerta de cheia no rio, temos medo que mais casas sejam prejudicadas com esse alagamento. Muitas pessoas perderam bens materiais. Com a maré do rio cheia, está demorando para baixar a água", detalhou o motorista.

A metereologia aponta que as chuvas sejam intensas a partir desta segunda-feira (20) em Calçoene, podendo atingir até 20 milímetros no domingo (26). A temperatura máxima deve ser de 28 graus celsius na região, índice considerado comum no período de inverno amazônico, iniciado em dezembro com previsão de término para junho.

Enchente na cidade de Calçoene, no Amapá (Foto: Rafael Aleixo)Bombeiros e Exército atuam em Calçoene no auxílio
às famílias e casas atingidas (Foto: Rafael Aleixo)

Alagamento
Os danos da forte enchente que atinge o município de Calçoene estão sendo avaliados e controlados por uma força-tarefa composta por homens da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro.

Foram atingidos principalmente moradores da orla da cidade, que foram cadastrados para receberem água potável, alimentos e colchões. Além disso, a cheia do rio Calçoene inundou ruas e estradas, deixando algumas comunidades isoladas, onde o único transporte é feito através de embarcações de pequeno porte.

O coronel Alexandre Veríssimo, coordenador da Defesa Civil, reforçou que o estado de  emergência na cidade foi decretado pela prefeitura, após o órgão emitir um parecer técnico que relata os riscos de novas inundações.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário