quarta-feira, 24 de maio de 2017

Falta de remédios e médicos em posto de saúde em Maracanaú gera críticas de moradores

População diz que a dificuldade de conseguir senhas é grande.

Moradores do município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, denunciam problemas no posto de saúde Centro de Saúde João Pereira de Andrade. De acordo com os usuários, a dificuldade de conseguir senhas para serem atendidas é grande, além de outros problemas como a falta de médicos e de medicamentos. “É apenas um médico só. Não dá conta. Não tem como dá conta de tanta gente”, diz a pensionista Lúcia Maria.

A autônoma Keyla da Silva diz que está com pneumonia. Ela havia sido atendida em um outro hospital, mas lá faltou um medicamento. Ela foi encaminhada para o posto, porém o local também sofre com a falta de medicamentos. “Eu estou com pneumonia e não consegui ser atendida. Eu fui atendida no hospital, mas lá não tinha máscara para eu inalar o remédio. Vim para cá e não estou aguentando de dor”, reclama.

Atendimento nos corredores

As filas começam a se formar ainda de madrugada e segundo o próprio estabelecimento de saúde, por causa da falta de médicos, são distribuídas apenas 25 senhas. Outra reclamação da população é que falta até produtos de limpeza básicos como papel higiênico nos banheiros. “Minha filha precisou usar o banheiro e não tinha papel. Eu mesmo tive que comprar”, afirmou um morador.

Por causa da lotação, os pacientes que conseguem as senhas são atendidas nos corredores do posto de saúde sem nenhum conforto. A direção do posto de saúde admitiu a falta de médicos. Reforçou que todos os outros, além dos enfermeiros, atendem acima da capacidade para dar conta da alta demanda. Por causa do problema muitos pacientes são atendidos nos corredores do posto. Já sobre a falta de produtos de limpeza como a falta de papel higiênico a coordenação afirmou que tinha o material, mas o mesmo não havia sido reposto pelos funcionários.

A Prefeitura de Maracanaú confirmou que todo dia são distribuídas 25 fichas a partir das 7h30 e garantiu que os pacientes que chegam em estado mais grave são atendidos.

Sobre a falta de médicos, a prefeitura disse que um novo profissional deve ser contratado no próximo mês. Sobre os medicamentos a prefeitura disse que há um atraso no repasse dos medicamentos fornecidos pelo estado e pela união.

0 comentários:

Postar um comentário