quinta-feira, 29 de junho de 2017

Prefeitura sanciona projeto de municipalização do trânsito em Itaúna, MG

Projeto de lei será publicado no Diário Oficial dos Municípios nesta sexta-feira (30).

Projeto de Municipalização do Trânsito é sancionado em Itaúna (Foto: ASCOM Prefeitura de Itaúna / Divulgação)Projeto de Municipalização do Trânsito é sancionado em Itaúna (Foto: ASCOM Prefeitura de Itaúna / Divulgação)

Projeto de Municipalização do Trânsito é sancionado em Itaúna (Foto: ASCOM Prefeitura de Itaúna / Divulgação)

A Prefeitura de Itaúna sancionou na tarde desta quinta-feira (29) o projeto que implantará na cidade a Municipalização do Trânsito, ou seja, a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), prevista pela Constituição Federal e apoiada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O projeto será publicado no Diário Oficial dos Municípios nesta sexta-feira (30).

De acordo com a gerente de planejamento de trânsito, Cíntia Valadares, a municipalização do trânsito significa que a Prefeitura passa a tomar conta dos diversos aspectos, como a fiscalização, educação e engenharia.

A cidade terá, a partir de agora, que elaborar planejamentos, projetos, operações, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais.

O próximo passo, de acordo com o Executivo, é a criação do Sistema Municipal de Trânsito e Transportes e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), além de instituir o conselho, a diretoria e o fundo que vão administrar, em conjunto, os recursos destinados à área.

Projeto de Municipalizaçao do trânsito foi sansionado pela Prefeitura de Itaúna (Foto: Assessoria/Divulgação)Projeto de Municipalizaçao do trânsito foi sansionado pela Prefeitura de Itaúna (Foto: Assessoria/Divulgação)

Projeto de Municipalizaçao do trânsito foi sansionado pela Prefeitura de Itaúna (Foto: Assessoria/Divulgação)

A gestão do serviço pelos municípios deve garantir melhorias na administração viária, como apontou a gerente de planejamento de trânsito. “Com a municipalização, a Prefeitura amplia as condições para oferecer suporte técnico ao cidadão e oferecer melhor sinalização nas ruas, fiscalização e operação do tráfego e educação permanente para motoristas e pedestres”, destacou.

para o Executivo, a municipalização também garantirá mais recursos, que serão investidos no trânsito. Do total arrecadado pelo Governo de Minas em multas aplicadas aos motoristas, 50% do valor era repassado à Prefeitura. Assim que o Executivo criar a estrutura para concretizar a gestão do trânsito, esse percentual poderá chegar a quase 100%.

“Com mais recursos, teremos mais condições e autonomia para organizar a planejar o trânsito”, analisou Valadares.

Quando a Jari for instituída em Itaúna, ficará responsável por julgar os recursos referentes aos autos de infrações que são da competência do município, como o avanço de sinal no semáforo, estacionar em vagas de idosos e portadores de deficiência e em locais proibidos.

As infrações de competência do Estado são as relativas a documentações e continuarão sendo aplicadas e administradas pelo próprio Governo.

“Essa condição de fazer cumprir a legislação do trânsito não permitirá ao Município criar uma indústria de multas, já que as normas instituídas permanecem inalteradas”, afirmou o gerente municipal de Mobilidade Urbana, Audrey Juliano Ferreira Leite. “A propósito, ficam passíveis de penalidades apenas os condutores que descumprem as leis do trânsito”, disse.

A existência da Jari na cidade, dará aos condutores o direito de recorrer, com mais rapidez e eficiência, das autuações de autonomia municipal, visto que ao Estado cabe verificar e aplicar as autuações referentes à habilitação e documentação de veículos, apenas.

"Pode ser que favoreça na questão de recursos de multas, mas temo que elas aumentem também", destacou a professora Cristiane Santos, que é motorista e moradora da cidade.

A Prefeitura ainda não informou detalhes sobre o cronograma de implantação do projeto, mas reforçou que terá autonomia para tomar decisões e promover ações. Além disso, contará com mais receita, uma vez que atualmente o montante arrecado com as multas geradas por atos infracionais, que deveriam ser do município, são encaminhadas diretamente para os cofres do Estado.

Trânsito em Itaúna será municipalizado

Trânsito em Itaúna será municipalizado

Aprovação na Câmara

O projeto, que é de autoria do Executivo, foi aprovado no dia 6 de junho, na Câmara Municipal. Foram 13 votos favoráveis e três contrários e os vereadores destacaram que, entre os pontos positivos da nova política prevista para o trânsito, está o controle estratégico das vias, com a implantação de estrutura que permita estudos e regulação do tráfego, viabilizando melhorias da sinalização e aumentando a fluidez, tornando o trânsito mais seguro.

image

Escola pediu desculpas e falou em 'sério equívoco'.

0 comentários:

Postar um comentário