Pesquisa durou sete anos e percorreu dez municípios amapaenses. Livro que traça perfil de variações linguísticas será lançado no dia 4 de agosto em Macapá.
Os sotaques e expressões mais comuns no jeito de falar do amapaense foram temas de uma pesquisa feita ao longo de sete anos por um grupo de professores das Universidades Federal do Amapá (Unifap) e Pará (UFPA), que resultou no 1º Atlas Linguístico do Amapá. O livro será lançado no mês de agosto em Macapá.
Segundo os pesquisadores, os estudos iniciaram em 2010, em dez municípios do estado, com o objetivo de traçar um perfil linguístico de aspecto fonético-fonológicos semântico-lexicais. O mapeamento aponta ainda a peculiaridade de palavras e sotaques de cada região do estado, contribuindo para que se conheçam melhor os falares que caracterizam o dialeto amapaense.
Um dos participantes da pesquisa, o professor Romário Sanches explica que o projeto foi desenvolvido em três etapas, que incluíram a formação e treinamento de um grupo de pesquisadores. Ele completa que após o lançamento, os exemplares serão vendidos.
“É um atlas que permitirá o conhecimento mais detalhado da linguagem local, refletindo que língua e cultura se juntam na história de vida das pessoas, de um lugar, de uma região”, acrescentou o professor.
O livro é composto por 16 cartas fonéticas, 73 cartas lexicais e 30 cartas estratificadas e segundo os pesquisadores é o primeiro atlas que aborda estudos linguísticos no estado.
Muitas das palavras e modos de falar no estado têm influências de línguas indígenas que não estão nos livros didáticos, mas estarão reunidas no atlas linguístico, como por exemplo, igarapé, que em outros estados são rios pequenos conhecidos como riachos, explicou o pesquisador.
O atlas será lançado durante o Workshop Atlas Linguístico do Amapá (ALAP), realizado na Unifap nos dias 3 e 4 de agosto e que vai reunir alunos de graduação, e professores da educação básica com palestras, mesas-redondas e minicursos para discutir sobre estudos linguísticos no Amapá.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário