segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Concurso estadual elege melhores queijos artesanais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Queijos de sete regiões foram os vencedores do concurso (Foto: Alexandre Soares/Emater-MG)Queijos de sete regiões foram os vencedores do concurso (Foto: Alexandre Soares/Emater-MG)

Queijos de sete regiões foram os vencedores do concurso (Foto: Alexandre Soares/Emater-MG)

Produtores de queijos de três cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão entre os vencedores da 10ª edição do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, realizado neste fim de semana durante o festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. A competição foi promovida em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Minas Gerais (Emater-MG) e elegeu as melhores iguarias das sete regionais produtoras do estado.

Na regional de Araxá, no Alto Paranaíba, o produtor araxaense Reinado Lima, de 61 anos, se destacou com o queijo que há quase um mês também venceu o 1º Festival do Queijo Minas Artesanal de Belo Horizonte. Representando a regional Triângulo Mineiro, o ganhador foi Gilson Fernandes Cruz, de Monte Carmelo. Antônio Lima Rosa, de Patrocínio, levou o ouro pela regional Cerrado.

O queijo minas artesanal é registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro e, portanto, sua produção deve seguir algumas normas e leis. Segundo a Emater, para receber essa classificação, entre outras características, o produto precisa ser feito a partir de mão de obra familiar, em baixa escala e com utilização de leite cru, pois o leite pasteurizado não é permitido. O queijo ainda deve ser maturado entre 14 a 22 dias, dependendo da região.

Jurados consideraram características de cada regional de Minas para avaliar queijos durante concurso realizado em Tiradentes (Foto: Alexandre Soares/Emater-MG)Jurados consideraram características de cada regional de Minas para avaliar queijos durante concurso realizado em Tiradentes (Foto: Alexandre Soares/Emater-MG)

Jurados consideraram características de cada regional de Minas para avaliar queijos durante concurso realizado em Tiradentes (Foto: Alexandre Soares/Emater-MG)

Conforme o modo produtivo de cada localidade, as áreas produtoras foram divididas em sete regionais: Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. Até 2016, o concurso estadual promovia uma competição entre os produtores de todas as regiões. Este ano, devido às diferenças na forma de maturação do queijo, a competição passou a escolher os cinco melhores de cada regional e promover uma disputa interna.

Na avaliação, foram observados cor, textura e consistência, paladar e olfato. “O Queijo Minas Artesanal é um símbolo de Minas Gerais, pois representa muito da nossa mineiridade, o que nós somos. Trazer este concurso para o Festival de Tiradentes é reconhecer o trabalho dos produtores e dar visibilidade para o queijo", disse o presidente da Emater- MG, Glenio Martins em nota para a imprensa.

0 comentários:

Postar um comentário