quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Prefeitura de Viçosa cobra do Governo de Minas ressarcimento de recursos bloqueados por ações judiciais

Prefeitura de Viçosa (Foto: PMV/Divulgação)Prefeitura de Viçosa (Foto: PMV/Divulgação)

Prefeitura de Viçosa (Foto: PMV/Divulgação)

A Prefeitura de Viçosa protocolou na 1ª Vara Cível da Comarca da cidade uma ação contra o Governo de Minas Gerais, cobrando o ressarcimento dos recursos que foram bloqueados em contas do município para pagamento de ações judiciais de aquisição de medicamentos que são de responsabilidade do estado.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que disse, em nota, que não foi notificada sobre a ação e, portanto, ainda não há como se posicionar sobre o caso.

De acordo com o superintendente de Gestão Pública e Governança de Viçosa, Luciano Piovesan, esta foi a primeira de uma série de ações que serão ajuizadas pelo município contra o governo.

“Os cidadãos procuram o Ministério Público para reclamar sobre a falta de medicamentos de alto custo que deveriam ser fornecidos pelo Governo de Minas, mas o MP aciona a Prefeitura e bloqueia as contas para compra dos materiais. O que queremos é ser ressarcidos destes valores que deveriam ser cobrados do Estado”, relatou.

A ação protocolada tem valor de R$ 56.611,92 e a previsão é de que várias ações ainda serão ajuizadas neste semestre. De acordo com o superintendente, um levantamento realizado aponta que apenas em ações relativas a medicamentos a Prefeitura gastou R$ 180 mil de janeiro de 2016 a março de 2017.

A Procuradora Especializada em Saúde de Viçosa, Karoline Pinheiro, explicou que cada processo é detalhado, tendo em vista a necessidade de cruzamento de dados e fornecimento de informações por outros órgãos do Executivo, como a Secretaria de Saúde e Secretaria de Finanças e ainda da necessidade de consulta em processos tramitados no Fórum contra o município determinando o bloqueio de valores nas contas da Prefeitura.

0 comentários:

Postar um comentário