A Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA-AP) realizou neste sábado (9) um bazar beneficente para a arrecadar recursos e garantir a manutenção da sede da entidade, que funciona no bairro Buritizal, na Zona Sul de Macapá. Foram comercializados roupas, calçados, acessórios, produtos de beleza e brinquedos com preços a baixo custo.
A presidente da AMA, Jane Capiberibe, explica que a associação funciona em um imóvel alugado, mas há 3 meses pode ser feito o pagamento devido a falta de recursos financeiros. Além disso, outras contas, como água e energia estão acumuladas, somando o valor aproximado de R$ 6 mil.
“Nosso objetivo é arrecadar esse valor para garantir o funcionamento da associação, que atende a crianças e adolescentes autistas no Amapá. Este é o segundo bazar e pretendemos realizar mais vendas até o dia 16 de dezembro”, reforçou
Foram vendidos calçados e roupas em bom estado e que foram adquiridos através de doações durante o mês de novembro e este início de dezembro, feitas pelos responsáveis das pessoas atendidas na instituição.
Jane ressalta que a associação aceita doações de valores financeiros e produtos para serem vendidos nos próximos bazares. Os interessados podem procurar a sede da associação que fica na Avenida Clodóvio Coelho, número 1716, no bairro Trem.
“Estamos reunidos para realização dessa corrente do bem para que a AMA não deixe de realizar suas atividades, pois nosso atendimento é voltado exclusivamente para crianças e adolescentes com autismo”, disse.
Na AMA-AP, os autistas participam de atividades relacionadas ao desenvolvimento motor e pedagógico. Já os jovens e adultos aprendem a fazer atividades básicas do dia, como lavar louças, preparar alimentos, cuidar da casa, até questões mais difíceis para eles, como ter boas maneiras, se comunicar e relacionar com outras pessoas; buscando desenvolver habilidades neles.
O autismo é um distúrbio que desafia a ciência há tempos, porque não se sabe as causas. Mas é no acompanhamento do dia a dia que se descobre ainda mais sobre o autismo.
De acordo com a AMA-AP, o autismo é caracterizado quando fica afetada a comunicação e a interação social. O portador do distúrbio pode apresentar, por exemplo, dificuldades na fala, busca isolamento, anda na ponta dos pés, tem alta sensibilidade ao som, toque, cheiro e não tem muito contato visual com as pessoas.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário