sábado, 9 de dezembro de 2017

Cadastro para pedidos de apoio a eventos do Carnaval 2018 é aberto em Juiz de Fora

Organizações de blocos, bandas, bailes e festas devem solicitar apoio e alvará para o carnaval de 2018 até 12 de janeiro de 2018 (Foto: Roberta Oliveira/G1)Organizações de blocos, bandas, bailes e festas devem solicitar apoio e alvará para o carnaval de 2018 até 12 de janeiro de 2018 (Foto: Roberta Oliveira/G1)

Organizações de blocos, bandas, bailes e festas devem solicitar apoio e alvará para o carnaval de 2018 até 12 de janeiro de 2018 (Foto: Roberta Oliveira/G1)

Pessoas interessadas em realizar atividades ligadas ao carnaval de 2018 em Juiz de Fora devem se cadastrar a partir da próxima segunda-feira (11). A inscrição no Edital de Solicitação de Apoio e Alvará é gratuita e obrigatória para concentração e desfile de blocos e bandas, bailes e festas.

De acordo com o edital, os interessados devem procurar o Espaço Cidadão JF, na Avenida Rio Branco, 2.234, Parque Halfeld, Centro, até 12 de janeiro de 2018. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O edital completo, que indica a documentação necessária, além do formulário e do requerimento específicos, estão disponíveis no site da Prefeitura de Juiz de Fora e no Departamento de Cultura da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e no Espaço Cidadão JF.

A resposta e o possível deferimento dos pedidos serão semanalmente expedidos e afixados no painel da Funalfa entre 4 e 25 de janeiro de 2018.

A Prefeitura de Juiz de Fora informou que as solicitações recebidas serão analisadas por comissão formada por representantes das secretarias municipais de Governo, de Transporte e Trânsito, de Atividades Urbanas, de Segurança Urbana e Cidadania (Guarda Municipal) e da Funalfa, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Confira os critérios de aprovação:

  • disponibilidade financeira da Prefeitura
  • relevância cultural e comunitária do evento
  • natureza e localização do mesmo
  • necessidade de alteração de trânsito e tráfego
  • impacto no funcionamento da rotina e cotidiano da cidade
  • proximidade com hospitais, escolas, bens tombados e outros
  • previsão de público e histórico da realização do evento em anos anteriores
  • capacidade de suporte logístico dos órgãos públicos envolvidos
  • possível concentração de eventos no mesmo dia, região e/ou horário
  • concordância e anuência da sociedade pró-melhoramentos do bairro ou região apresentada no ato do pedido;
  • horário de início e término, considerando concentração - quando houver - e dispersão, incluindo pós-evento
  • programação da equipe organizadora

Sem desfiles e eleição da rainha e princesas

Apesar da abertura de cadastro para apoio de eventos, a programação do carnaval 2018 de Juiz de Fora não terá os desfiles competitivos das escolas de samba nem eleição da rainha e das princesas para a corte da folia. Os dois eventos foram cancelados pela Liga das Escolas de Samba (Liesjuf).

O motivo do cancelamento foi a indefinição sobre a parte financeira para a organização dos eventos.

Essa não é a primeira vez que a falta de verba afeta os desfiles em Juiz de Fora. Em 2016, a competição também foi cancelada depois que a Funalfa anunciou um corte de mais de 50% no orçamento das agremiações.

Na época, o repasse para a liga caiu de R$ 2 milhões para R$ 900 mil, valor considerado inviável. Em 2017, a situação foi normalizada.

Procurada pela reportagem, a Funalfa não enviou posicionamento sobre as alegações da Liesjuf para cancelar os dois eventos.

O assunto será debatido em audiência pública na próxima terça-feira (12) na Câmara Municipal. Para a segunda audiência do mês, requerida pelo vereador Castelar (PT), foram convidados os presidentes das escolas de samba, assim como o presidente da Liesjuf, o superintendente da Funalfa e secretários da Prefeitura.

0 comentários:

Postar um comentário