quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Validadores de cartões do sistema BRT/Vetor de Uberaba são alvos de vandalismo

Validadores de cartões do sistema BRT/Vetor de Uberaba são alvos de vandalismo

Validadores de cartões do sistema BRT/Vetor de Uberaba são alvos de vandalismo

Atos de vandalismo continuam sendo registrados nas estações tubo do sistema BRT/Vetor em Uberaba. Só este ano, dez validadores de cartões, por exemplo, foram danificados; três deles, em novembro.

Por isso, os usuários devem ficar atentos: depois de os leitores serem danificados, os vândalos furtam os cartões de uso único. Eles ou terceiros revendem sem validade. Quem compra fica no prejuízo.

“Comprando cartões de terceiros, de um desconhecido, o usuário corre o risco de estar comprando um cartão furtado. É um cartão sem validade, que não vai dar acesso. Ao utilizá-lo na estação, vai constatar que ele está zerado e a catraca não será liberada”, explicou Júlio César Minaré, gerente geral da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube).

Portas danificadas por estudantes que forçam a entrada para não pagar a passagem, vidros quebrados, ar-condicionado estragado e banheiros que são depredados. Prejuízo para os usuários e para o Município. De janeiro a novembro foram gastos mais de R$ 300 mil para reparar danos diversos em estações tubo e terminais de ônibus.

“Em vez de esse dinheiro estar sendo aplicado em benfeitorias, ele é usado em manutenções de estragos causados por vandalismo. Então, quem está perdendo é o próprio usuário”, ressaltou Claudinei Nunes, superintendente de Transporte Público.

Pra tentar coibir essas ações, o Município e as empresas de transporte coletivo têm contado com o apoio da Polícia Militar (PM) e também da Guarda Municipal (PM), que tem acesso às imagens do circuito de monitoramento em tempo real. Há três meses, o patrulhamento próximo às estações foi intensificado.

“Nas estações tubo e terminais foi intensificado o patrulhamento durante os horários de pico, como entradas e saídas de escola e de trabalho. A viatura recebe as imagens em tempo real e vamos tentar coibir, à medida do possível, depredação do patrimônio e invasão nas estações”, disse o chefe de Policiamento da Guarda Municipal, Marcelo dos Santos.

0 comentários:

Postar um comentário