quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Músicos de projeto social no Amapá tocam em semáforo para reformar sede

Músicos de projeto social no Amapá tocam em semáforo para reformar sede

Músicos de projeto social no Amapá tocam em semáforo para reformar sede

Alunos e instrutores de um projeto social em Macapá estão usando a música para sensibilizar motoristas e pedestres a ajudarem com o que puderem para reformar a sede da orquestra, que passou a alagar com as chuvas. O grupo vai quase todos os dias para o semáforo da Rua Claudomiro de Moraes, esquina com a Rua Diógenes Silva, para tocar e passar as caixinhas de coleta por quantos veículos for possível.

Idealizado e coordenado pelo músico e bombeiro militar José Guedes Sardo há 10 anos, a Orquestra "Yavé Shamá" ajuda crianças e jovens do bairro Buritizal, na Zona Sul, com aulas gratuitas de instrumentos de cordas, sopro e metais.

A sede do projeto fica em uma área baixa da cidade e, no período de chuvas intensas, o espaço chega a alagar. A partir de 2015 a situação passou a ficar mais complicada, o que causou a paralisação das aulas durante os invernos.

José Guedes Sardo, coordenador da orquestra Yavé Shamá, em Macapá (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)José Guedes Sardo, coordenador da orquestra Yavé Shamá, em Macapá (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)

José Guedes Sardo, coordenador da orquestra Yavé Shamá, em Macapá (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)

Para reverter essa situação e dar mais comodidade aos alunos, a maioria crianças e jovens, Sardo teve a ideia de fazer apresentações no semáforo, para custear a reforma no espaço.

"Nosso trabalho sempre foi independente e quando era preciso eu mesmo arcava com as despesas. Mas fazer uma reforma, ampliando o espaço e elevando o terreno, é algo que está fora das minhas condições financeiras. Foi aí que surgiu a ideia de pedir ajuda, mas apresentando o nosso talento", contou Sardo.

Orquestra toca em semáforo para arrecadar fundo e reformar sede de projeto social em Macapá (Foto: Carlos Alberto/G1)Orquestra toca em semáforo para arrecadar fundo e reformar sede de projeto social em Macapá (Foto: Carlos Alberto/G1)

Orquestra toca em semáforo para arrecadar fundo e reformar sede de projeto social em Macapá (Foto: Carlos Alberto/G1)

O grupo toca quase todos os dias, posicionado no canteiro da Rua Claudomiro de Moraes, sempre próximo das 12h e das 19h. O universitário Victor Souza Mendes, de 22 anos, gostou do que ouviu e decidiu contribuir. "Muito boa essa iniciativa, espero que eles consigam voltar a estudar logo", disse Mendes.

Aos poucos a iniciativa rende frutos. O início das obras já foi garantido e tudo custeado com o que foi arrecadado no semáforo.

"O que parecia uma saída desesperada está se tornando uma solução para nossos problemas. Vamos seguir firme para conseguir concluir a reforma do nosso espaço e voltarmos com as aulas. Hoje são cerca de 30 alunos, mas já foram mais", finalizou.

Espaço está sendo reformado com recurso arrecadado no semáforo (Foto: José Guedes Sardo/Arquivo Pessoal)Espaço está sendo reformado com recurso arrecadado no semáforo (Foto: José Guedes Sardo/Arquivo Pessoal)

Espaço está sendo reformado com recurso arrecadado no semáforo (Foto: José Guedes Sardo/Arquivo Pessoal)

A cada sinal vermelho, intergrantes passam pelos veículos com a caixinho na espera de contribuições (Foto: Carlos Alberto/G1)A cada sinal vermelho, intergrantes passam pelos veículos com a caixinho na espera de contribuições (Foto: Carlos Alberto/G1)

A cada sinal vermelho, intergrantes passam pelos veículos com a caixinho na espera de contribuições (Foto: Carlos Alberto/G1)

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário