sexta-feira, 10 de março de 2017

Segundo LIRAa de 2017 aponta infestação de 1,9% em Patos de Minas

Foi divulgado nesta sexta-feira (10), o resultado do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) 2017 feito em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O trabalho foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de março, pelo Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) . De acordo com o resultado, o índice de infestação predial do município é 1,9% - considerado de médio risco. A taxa é maior que a registrada no primeiro LIRAa de 2017, que foi 1,7%.

Segundo a gerente do programa, Sueli Santos, a conclusão é bastante preocupante. “É preciso que a população se conscientize e mantenha o alerta, pois 99% dos criadouros foram encontrados nas residências, em depósitos de água parada próximos ao solo”, contou.

Ainda conforme Santos, os principais criadouros do mosquito detectados pelos agentes foram pratos de plantas - que ficam embaixo dos vasos, tambores de água, que geralmente armazenam água da chuva, calhas, piscinas, lixo e materiais de construção acondicionados de forma inadequada. Neste levantamento, a maior incidência de amostras com larvas do mosquito foi detectada nos bairros Cristo Redentor, Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha e São José Operário.

De acordo com a gerente, após o resultado, serão elaboradas estratégias como intensificação de visitas domiciliares e realização de mutirões de recolhimento de materiais que acumulam água. Também serão feitas campanhas educativas de mobilização. “A colaboração de toda a população é essencial para que o trabalho de prevenção e combate ao mosquito vetor, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, seja eficaz”, disse.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário