Durante todo o mês de maio, o rebanho bovino e bubalino deve ser vacinado contra a doença
A campanha de vacinação contra a febre aftosa já iniciou no Piauí e tem como meta vacinar 1 milhão e 600 mil bovinos e bubalinos. A campanha de vacinação segue até do dia 31 de maio.
Manoel Silva, gerente de uma loja de produtos agropecuários a firmou que a procura pela vacina já teve um aumento significativo nesta primeira semana de campanha.
"Já foram vendidos uma média de 1500 doses só esta semana e até final da semana acredito que devemos comercializar cerca de 60 mil doses", afirmou.
O Piauí já é considerado estado livre da aftosa com vacina, mas a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) espera que até o ano de 2020 consiga livre da doença sem vacinação, no entanto, para que isso aconteça o produtor precisa continuar vacinando os animais. Em novembro ocorre uma segunda etapa da campanha de vacinação.
Simone Pereira, coordenadora do programa de erradicação da febre aftosa, afirmou que estado possui certificação que garante que no Piauí não há circulação do virus da doença.
O coordenador da Unidade de Sanidade animal e vegetal da Adapi explica que a orientação é vacinar o animal sempre nos horários mais frios, além disso, verificar a temperatura da vacina que deve ser de 2 a 8 graus.
0 comentários:
Postar um comentário